sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

A QUEM MAIS FOR DADO MAIS SERÁ EXIGIDO

A QUEM MAIS FOR DADO MAIS SERÁ EXIGIDO
Leia pouco e aprenda muito


Recebeu um cargo na igreja? Dedique-se, e Deus te recompensará. Cuidado! Não queira cargos somente para status. A quem mais for dado mais será exigido. Recebeu um dom do Espírito Santo? Use-o. Os dons são para edificação da igreja. Se você tem cargo na igreja do Senhor e não se dedica, Deus pode requerer de ti.

Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo. (Tiago 3:1)
Todos nós somos predestinados a uma obra na igreja do Senhor. No hino 93 da Harpa Cristã lemos:

“Para cada crente, o Mestre preparou um trabalho certo, quando o resgatou.”
Jesus nos ensina através da parábola dos talentos:

Porque é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem. O que recebera cinco talentos foi imediatamente negociar com eles, e ganhou outros cinco; da mesma sorte, o que recebera dois ganhou outros dois; mas o que recebera um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. Então chegando o que recebera cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei. Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Chegando também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis aqui outros dois que ganhei. Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Chegando por fim o que recebera um talento, disse: Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste, e recolhes onde não joeiraste; e, atemorizado, fui esconder na terra o teu talento; eis aqui tens o que é teu. Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei? Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros. Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos. Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado. E lançai o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? Ou nu, e te vestimos? Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes. Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim. E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna. (Mateus 25:14-46)
Como vemos aqui, Jesus exige que nos coloquemos ao seu serviço. No Velho Testamento o Senhor já advertia:

Livra os que estão sendo levados à morte, detém os que vão tropeçando para a matança. Se disseres: Eis que não o sabemos; porventura aquele que pesa os corações não o percebe? E aquele que guarda a tua vida não o sabe? E não retribuirá a cada um conforme a sua obra? (Provérbios 24:11-12)
Nós sabemos que quem não recebe Jesus como salvador irá para a segunda morte. Por isso temos a obrigação de tentar avisar as pessoas acerca desse perigo. Nem por isso devemos nos desesperar, pois há tempo para tudo. Mas quando somos chamados para a obra do Senhor não podemos recusar. Lembre-se: Jesus não chama os capacitados. Ele capacita os escolhidos.
A igreja precisa de todos: Pastores, mestres, porteiros, cantores, profetas, diáconos, etc. Mesmo quem não tem cargo na igreja Deus requer oração intercessória nas madrugadas. Por isso dedique-se a missão que Deus te chamou, seja lá qual for. Use os teus talentos na obra do Senhor.

Deus abençoe,
R. S. Chaves