quinta-feira, 10 de março de 2016

ACERCA DA HUMILDADE

ACERCA DA HUMILDADE


Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram, a ele e também aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. Então um dos malfeitores que estavam pendurados, blasfemava dele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça; porque recebemos o que os nossos feitos merecem; mas este nenhum mal fez. 42 Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. 43 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. (Lc. 23:33, 39-42)

Os dois condenados estavam na mesma situação, mas um deles foi arrogante e escarneceu de Jesus; o outro foi humilde e reconheceu que Jesus era o Messias. O humilde foi o primeiro a entrar no paraíso tendo Jesus como passaporte. Mas o maior exemplo de humildade descrita na bíblia é descrita neste trecho:

Ora, partindo Jesus dali, retirou-se para as regiões de Tiro e Sidom. E eis que uma mulher cananeia, provinda daquelas cercania, clamava, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim, que minha filha está horrivelmente endemoninhada. Contudo ele não lhe respondeu palavra. Chegando-se, pois, a ele os seus discípulos, rogavam-lhe, dizendo: Despede-a, porque vem clamando atrás de nós. Respondeu-lhes ele: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então veio ela e, adorando-o, disse: Senhor, socorre-me. Ele, porém, respondeu: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ao que ela disse: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã. (Mt. 15:21-28)

Jesus fez um teste com ela. Primeiro fez que não estava ouvindo, e depois quando ela insistiu ele disse que era enviado apenas para as ovelhas de Israel, logo, sendo ela cananeia não teria direito a benção. Ela continuou insistindo e pediu-lhe socorro. Jesus disse-lhe que não era bom tomar o pão dos filhos para dá-los aos cães. Ela queria a sua benção de qualquer maneira. Jesus ficou admirado da fé daquela mulher, foi tão grande que aceitou toda a humilhação para receber a sua benção. Jesus ensina:

Ao notar como os convidados escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes esta parábola: Quando por alguém fores convidado às bodas, não te reclines no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu; e vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o último lugar. Mas, quando fores convidado, vai e reclina-te no último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante de todos os que estiverem contigo à mesa. Porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.
(Lc. 14:7-11)

Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo; assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. (Mt. 20:26-28)

Paulo adverte:

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros. Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. (Fl. 2:3-8)

No reino de Deus é assim: os pequenos são os grandes. Deus abomina a soberba.

O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio. (Pv. 8;13)
Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria. (Pv. 11:2)
Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria. (Pv. 13:10)
A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. (Pv. 16:18)

Se você não consegue imaginar o teu próximo superior a ti, pelo menos não o considere inferior, pois ninguém é melhor do que ninguém.

Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens. Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. Nem muitos os nobres que são chamados. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus. Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. (1 Co. 1:25-31)

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
(Mt. 5:3)

Trate a todos com respeito e gentileza. Não menospreze qualquer que seja. Deus prova os corações.

Deus abençoe,
R. S. Chaves


Humildade: Virtude com que manifestamos o sentimento de nossa fraqueza. Modéstia. Demonstração de respeito, de submissão; O antônimo de humildade é soberba.
Soberba: Manifestação de orgulho; altivez; arrogância, orgulho, presunção.
Ignóbil: Baixo, vil, desprezível; Que não tem honra; vergonhoso, torpe; Que possui pouco ou nenhum valor.




quarta-feira, 9 de março de 2016

NOVO TESTAMENTO PT-BR BAIXE GRÁTIS




FORMATOS PDF E EPUB
BAIXE GRÁTIS
 NÃO É NECESSÁRIO SE CADASTRAR
BASTA CLICAR NO LINK DESEJADO









Aqui você encontra bíblias
em mais de 40 idiomas.
São mais de 250 arquivos
nos formatos PDF E EPUB
Tem alguns em MOBI
para Kindle
Baixe gratuitamente.





sexta-feira, 4 de março de 2016

ACERCA DA TOLERÂNCIA

ACERCA DA TOLERÂNCIA

Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz. (Ef. 4:1-3)

Exortamo-vos também, irmãos, a que admoesteis os insubordinados, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. (1 Ts. 5:14)

Ora, ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos. Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come só legumes. Quem come não despreze a quem não come; e quem não come não julgue a quem come; pois Deus o acolheu. Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para o firmar.
(Rm. 14:1-4)

Ora nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo, visando o que é bom para edificação. Porque também Cristo não se agradou a si mesmo, mas como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam. (Rm. 15:1-3)

Nós costumamos nos irritar quando nos fazem perguntas tolas. Muitas vezes damos respostas desagradáveis. É aí que devemos mostrar tolerância. Devemos frear nossos ímpetos e sermos longânimos e agradáveis para com todos. Há pessoas que dizem: “Eu sou assim mesmo, digo o que penso.” Mas a bíblia diz: Transformai-vos.

E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:2)

Deus nos chama do jeito que estivermos, mas requer a nossa transformação. Há gente que diz que pau que nasce torto até a cinza é torta. É falso. Um bom marceneiro desentorta qualquer peça de madeira. Lembre-se: Jesus foi marceneiro. Deus diz que nós somos o barro e ele é o oleiro. Ele quer nos moldar da melhor forma possível, para que sejamos exemplo para o mundo de como o servo de Deus deve proceder. Se você costuma ser agressivo com as pessoas, procure mudar o teu proceder. Seja gentil. Gentileza gera gentileza.

Deus abençoe,
R. S. Chaves


Vocabulário:

Longânimo: Que tem grandeza de ânimo, benigno, complacente, indulgente, paciente, resignado.




ACERCA DA PERSISTÊNCIA

ACERCA DA PERSISTÊNCIA

Contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer, dizendo: Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava os homens. Havia também naquela mesma cidade uma viúva que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, todavia, como esta viúva me incomoda, hei de fazer-lhe justiça, para que ela não continue a vir molestar-me. 6 Prosseguiu o Senhor: Ouvi o que diz esse juiz injusto. E não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que dia e noite clamam a ele, já que é longânimo para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça. (Lc. 18:1-8)

Nunca desista de orar. Nunca desista dos teus filhos. Enquanto há vida há esperança. Para Deus nada é impossível. Deus salvou Ló e suas filhas pela intercessão de Abraão, senão eles teriam perecido naquela cidade. A oração intercessória é muito eficaz, principalmente dos pais. Para Deus tudo tem o seu tempo determinado. Há pessoas que só aceitam Jesus na hora da morte. Há pessoas que não suportam as provações e por isso Deus as leva.
Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Ap. 2:10b)

Devemos ser persistentes também na nossa caminhada, procurando crescer na graça e no conhecimento; lendo a bíblia e aprendendo a palavra de Deus; a fim de podermos transmitir para outros a salvação que Deus nos proporcionou. Nunca desista. Fique firme com Jesus. Não deixe que nada te separe do amor de Deus.

Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Rm. 8:37-39)

Guarda o que tem para que ninguém tome a tua coroa. Fique firme com Jesus. Nunca desista.

Deus abençoe,
R. S. Chaves






quarta-feira, 2 de março de 2016

ACERCA DO PERDÃO

ACERCA DO PERDÃO

Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete. Por isso o reino dos céus é comparado a um rei que quis tomar contas a seus servos; e, tendo começado a tomá-las, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; mas não tendo ele com que pagar, ordenou seu senhor que fossem vendidos, ele, sua mulher, seus filhos, e tudo o que tinha, e que se pagasse a dívida. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, tem paciência comigo, que tudo te pagarei. O senhor daquele servo, pois, movido de compaixão, soltou-o, e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem denários; e, segurando-o, o sufocava, dizendo: Paga o que me deves. Então o seu companheiro, caindo-lhe aos pés, rogava-lhe, dizendo: Tem paciência comigo, que te pagarei. Ele, porém, não quis; antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Vendo, pois, os seus conservos o que acontecera, contristaram-se grandemente, e foram revelar tudo isso ao seu senhor. Então o seu senhor, chamando-o a sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste; não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, assim como eu tive compaixão de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse tudo o que lhe devia. Assim vos fará meu Pai celestial, se de coração não perdoardes, cada um a seu irmão. (Mt. 18:21-35)

Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; 15 se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas. (Mt. 6:9-15)

O perdão não é uma opção. É uma exigência de Deus. Se você não consegue perdoar alguém por ter te magoado muito, peça a Deus para abrir o teu coração e colocar perdão. Jesus está dizendo que se você não perdoar não será perdoado.
Se você magoou alguém também tem que pedir perdão. Mesmo que a pessoa não queira te perdoar, você deve pedir perdão.
Há casos também em que o Espírito Santo nos pede para pedirmos perdão sem mesmo termos feito alguma coisa, sem motivos. É um meio de fazer aquela pessoa refletir acerca do motivo de estar nos perseguindo (Porque é o diabo que a incita contra nós).
O princípio do evangelho é este: arrependimento e perdão. Jesus também diz que devemos amar até mesmo aos nossos inimigos. Devemos orar por nossos perseguidores, não desejando o mal deles, apenas que Deus nos livre do mal. Em nossos corações devemos desejar que eles se convertam, embora nem todos sejam de salvação. Há também alguns que só aceitam Jesus na hora da morte. Por isso devemos entregar todos na mão do Senhor, em oração, pedindo a Deus que faça a sua vontade (de Deus). A vontade de Deus é sábia.

Deus abençoe,

R. S. Chaves





terça-feira, 1 de março de 2016

ACERCA DO ENSINO

ACERCA DO ENSINO

Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo. (Tg. 3:1)

E rejeita as questões tolas e desassisadas, sabendo que geram contendas; e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente; corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, e que se desprendam dos laços do Diabo (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus. (2 Tm.2:23-26)

Há cerca de 20 anos aceitei Jesus. Mesmo antes de ser batizado nas águas ele me pediu para ser dizimista. Há cerca de um mês atrás publiquei um ensino acerca do dízimo. Sei que é um assunto polêmico e há muita gente contra, mas é incontestável que é bíblico. Sou dizimista da Assembleia de Deus. Existem pessoas que vêm com dezenas de argumentos contra o dízimo, mas Deus falou comigo claramente através do seu Espírito Santo. Nós que somos pentecostais conversamos com Deus e temos resposta dele, através dos seus profetas e profetisas. A Palavra de Deus é para ser ensinada por quem sabe e aprendida por quem não sabe. Não estou ganhando nada com as minhas publicações atualmente (monetariamente falando). Quando fiquei algum tempo sem publicar nada o Espírito Santo me cobrou, dizendo que havia muita gente orando e pedindo para que eu voltasse a fazê-lo. Um professor sabe que o pior aluno é aquele que não quer aprender. Aquele que acha que já sabe tudo é como um copo cheio, não dá para colocar mais nada dentro. Paulo diz:

Se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber. 3 Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele. (1 Co. 8:2-3)

Jesus alertou:
Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. (Mt. 5:17-20)

Se eu vier a ensinar alguma coisa contra a vontade de Deus, ele por certo chamará a minha atenção. Quem pensa diferente disso é carnal e não tem conhecimento do Espírito Santo de Deus. Somente nós os pentecostais temos maior intimidade com Deus, pois conversamos com ele e temos resposta.

Ora, ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos. Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come só legumes. 3 Quem come não despreze a quem não come; e quem não come não julgue a quem come; pois Deus o acolheu. 4 Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para o firmar. 5 Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente. 6 Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. 7 Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. 8 Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor. 9 Porque foi para isto mesmo que Cristo morreu e tornou a viver, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos. 10 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus. 11 Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua louvará a Deus. 12 Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. 13 Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão. (Rm.14:1-13)

Logo que aceitei Jesus, o Espírito Santo me mandou ler a Bíblia, eu perguntei: Quais livros? Ele me respondeu: De Gênesis a Apocalipse. Então li toda a Bíblia e não entendi quase nada, achava um absurdo Deus mandar matar todos aqueles povos, incluindo mulheres e crianças. Então ele me mandou lê-la novamente, pois me daria sabedoria para compreendê-la, e assim foi.
Nos tempos de Paulo para ter as escrituras completas talvez precisasse de uma carroça para carrega-las. Atualmente podemos andar com o Velho e o Novo testamento debaixo do nosso braço e se tivermos um tablet ou notebook, podemos transportar milhares de livros. De forma que, atualmente temos muito mais acesso a informação do que qualquer um dos apóstolos no passado.
Não roube a fé do teu irmão. Quando você tenta convencer um irmão que sabe muito tentando envergonhá-lo, está provocando contendas e enfraquecendo a fé dos irmãos que estão presenciando a conversa. A maior autoridade da igreja é invisível mas real. Deus deu autoridade para a igreja:

Em verdade vos digo: Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu. (Mt. 18:18)

Isto significa que tudo o que for decidido pela cúpula da igreja será aprovado pelo Altíssimo, desde que não vá contra a Palavra de Deus, naturalmente. Se a igreja pede dízimo aos seus membros, Deus assina em baixo. Se a igreja proíbe aos seus membros de assistirem TV, Deus assina em baixo. Se a igreja proíbe aos seus membros de beberem bebida alcoólica, Deus assina em baixo. O que for ligado na terra será ligado no céu. E quem é membro daquela igreja tem que obedecer. Contra fatos não há argumento.

Deus abençoe,
R. S. Chaves


Vocabulário:
Desassisadas: Desatinadas, tolas.
A lei: O pentateuco; Os cinco primeiros livros da Bíblia.

Os profetas: Os livros do Velho Testamento, escritos pelos profetas.