quinta-feira, 16 de março de 2017

ACERCA DA ADORAÇÃO

ACERCA DA ADORAÇÃO
Leia pouco e aprenda muito

Adorar significa cultuar, reverenciar, venerar. Você adora a Deus prestando-lhe culto ou se prostrando, assim como o cego que foi curado:

Soube Jesus que o haviam expulsado; e achando-o perguntou-lhe: Crês tu no Filho do homem? Respondeu ele: Quem é, senhor, para que nele creia? Disse-lhe Jesus: Já o viste, e é ele quem fala contigo. Disse o homem: Creio, Senhor! E o adorou. (João 9:35-38)
No culto de adoração costumamos orar (conversar com Deus) fazendo pedidos, súplicas, pedidos de livramento, etc. Cantamos hinos de louvor, lemos salmos, agradecemos a Deus pelas bençãos recebidas, ensinamos e aprendemos a Palavra de Deus.
Nas igrejas pentecostais, onde há revelação, Deus fala conosco através dos profetas, servos de Deus que têm o dom de revelação. Nas igrejas tradicionais, que não há esse dom, Deus fala através da sua Palavra usando o próprio pastor ou outros obreiros para que o povo seja edificado.

Louvar ao Senhor

Louvar significa elogiar, falar bem de, enaltecer. Você pode louvar ao Senhor através dos cânticos de louvor, lendo salmos, orando, conversando, etc.

Exemplos de louvor:

Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, tu que puseste a tua glória dos céus! (Salmo 8:1)
Digo ao Senhor: Tu és o meu Senhor; além de ti não tenho outro bem. Quanto aos santos que estão na terra, eles são os ilustres nos quais está todo o meu prazer. Aqueles que escolhem a outros deuses terão as suas dores multiplicadas; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios. Tu, Senhor, és a porção da minha herança e do meu cálice; tu és o sustentáculo do meu quinhão. As sortes me caíram em lugares deliciosos; sim, coube-me uma formosa herança. Bendigo ao Senhor que me aconselha; até os meus rins me ensinam de noite. Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; porquanto ele está à minha mão direita, não serei abalado. (Salmo 16:2-8)
Eu te amo, ó Senhor, força minha. O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. Invoco o Senhor, que é digno de louvor, e sou salvo dos meus inimigos. (Salmo 18:1-3)
Cânticos de louvor

Cânticos de louvor são hinos de enaltação ao Senhor, aos quais o seu nome é exaltado.


Culto de ação de graças

É um culto de agradecimento a Deus por uma grande graça alcançada.


Adore ao Senhor, pois é digno de louvor. Ele é o nosso salvador. Ele é o criador do universo e da Terra.

Deus abençoe,
R. S. Chaves

Vocabulário:

Adorar: Cultuar divindade; reverenciar, venerar.
Cultuar: Render culto a; idolatrar; venerar.
Louvar: Elogiar; falar bem de; enaltecer.
Enaltecer: Tornar alguém ou algo grandioso; atribuir maior valor ou grandeza.
Glorificar: Dar ou proclamar glória ou honra a; celebrar, exaltar, louvar.
Ação de graças: Testemunho de agradecimento, reconhecimento.



Leia os livros de R. S. Chaves