terça-feira, 13 de setembro de 2016

DEUS REVELA O OCULTO

DEUS REVELA O OCULTO
Leia pouco e aprenda muito


Deus sempre revela aos seus profetas acerca de todos os perigos. Os reis de Israel e Judá, que o serviam, também foram grandemente orientados pelo Altíssimo. No tempo do profeta Eliseu o rei de Israel, Jorão, filho de Acabe, foi muito advertido acerca das intenções do rei da Síria, e com isso teve muitos livramentos:
“Ora, o rei da Síria fazia guerra a Israel; e teve conselho com os seus servos, dizendo: Em tal e tal lugar estará o meu acampamento. E o homem de Deus mandou dizer ao rei de Israel: Guarda-te de passares por tal lugar porque os sírios estão descendo ali. Pelo que o rei de Israel enviou àquele lugar, de que o homem de Deus lhe falara, e de que o tinha avisado, e assim se salvou. Isso aconteceu não uma só vez, nem duas. Turbou-se por causa disto o coração do rei da Síria que chamou os seus servos, e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel? Respondeu um dos seus servos: Não é assim, ó rei meu senhor, mas o profeta Eliseu que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que falas na tua câmara de dormir. E ele disse: Ide e vede onde ele está, para que eu envie e mande trazê-lo. E foi-lhe dito; Eis que está em Dotã. Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais vieram de noite e cercaram a cidade. Tendo o moço do homem de Deus se levantado muito cedo, saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros. Então o moço disse ao homem de Deus: Ai, meu senhor! Que faremos? Respondeu ele: Não temas; porque os que estão conosco são mais do que os que estão com eles. E Eliseu orou, e disse: Ó senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu.” (2 Reis 6:8-17)
Esta história foi muito interessante, pois o rei da Síria achava que havia um traidor entre os seus príncipes porque o rei de Israel sempre se livrava da sua perseguição. Um dos seus servos denunciou Eliseu, profeta do Altíssimo, e o rei da Síria mandou persegui-lo. Só que eles não contavam com o sobrenatural de Deus, que além de livrar Eliseu entregou a tropa na mão do rei de Israel.
Depois do livramento que o rei de Israel teve, o rei da Síria mandou que o seu exército sitiasse Samaria, capital de Israel:
“Sucedeu, depois disto, que Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntando todo o seu exército, subiu e cercou Samaria. E houve grande fome em Samaria, porque mantiveram o cerco até que se vendeu uma cabeça de jumento por oitenta siclos de prata, e a quarta parte dum cabo de esterco de pombas por cinco siclos de prata. E sucedeu que, passando o rei de Israel pelo muro, uma mulher lhe gritou, dizendo: Acode-me, ó rei meu Senhor. Mas ele lhe disse: Se o Senhor não te acode, donde te acudirei eu? Da eira ou do lagar? Contudo o rei lhe perguntou: Que tens? E disse ela: Esta mulher me disse: Dá cá o teu filho, para que hoje o comamos, e amanhã comeremos o meu filho. Cozemos, pois, o meu filho e o comemos; e ao outro dia lhe disse eu: Dá cá o teu filho para que o comamos; e ela escondeu o seu filho. Ouvindo o rei as palavras desta mulher, rasgou as suas vestes (ora, ele ia passando pelo muro); e o povo olhou e viu que o rei trazia saco por dentro, sobre a sua carne. Então disse ele: Assim me faça Deus, e outro tanto, se a cabeça de Eliseu, filho de Safate, lhe ficar hoje sobre os ombros.” (2 Reis 6:24-31)
Naquele tempo era muito comum sitiar uma cidade para tomá-la, entretanto isso poderia demorar anos, dependeria da sua autossustentação, acerca da água e comida. Geralmente as cidades eram muradas e se o exército invasor tentasse atacá-la perderia muitos homens.
O rei se indignou com o que a mulher lhe contou e culpou tudo ao profeta Eliseu, lhe proferindo uma sentença. Mas, na verdade, a culpa era dele mesmo. Deus já havia lhe mostrado o seu poder com as revelações acerca das ameaças do rei da Síria. Se aquele rei tivesse agido como o rei Davi, certamente tudo teria sido diferente. Nós vimos a atitude dos reis Josias e Ezequias, que também foram ameaçados pelos seus inimigos, mas buscaram ao Senhor e obtiveram vitória, sem grandes sofrimentos.
Da mesma forma muitos crentes vão sendo massacrados pelo inimigo e aceitam a derrota como se fosse inevitável, quando deveriam buscar a Deus com mais afinco, não aceitando as imposições do diabo. Cuidado, não culpe os outros pelas tuas próprias falhas; não faça como esse rei de Israel.
Observamos muitas revelações no Novo Testamento, como essas:
“Então disse Cornélio: Faz agora quatro dias que eu estava orando em minha casa à hora nona, e eis que diante de mim se apresentou um homem com vestiduras resplandecentes, e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus. Envia, pois, a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro; ele está hospedado em casa de Simão, curtidor, à beira-mar. Portanto mandei logo chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora pois estamos todos aqui presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto te foi ordenado pelo Senhor.” (Atos 10:30-33)
“De noite apareceu a Paulo esta visão: estava ali em pé um homem da Macedônia, que lhe rogava: Passa à Macedônia e ajuda-nos. E quando ele teve esta visão, procurávamos logo partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciarmos o evangelho.” (Atos 16:9-10)
Nos dias atuais Deus continua revelando ao seu povo, através de profetas, pastores, sonhos, visões, pregações (onde alguma palavra toca grandemente o coração), etc. Se você teve alguma revelação mas continua em dúvida, ore, e peça a Deus uma confirmação. Nosso Deus responde as nossas orações.
“Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.” (Amós 3:7)
Deus sempre revela as suas intenções aos profetas que lhe são fiéis. Mesmo aos crentes que não são muito fiéis ele dá revelações para que a sua fé seja aumentada. Fique atento às revelações do Senhor, não despreze as profecias e seja um vencedor com Jesus.

Deus abençoe,

R. S. Chaves



Aqui você encontra bíblias
em mais de 40 idiomas.
São mais de 250 arquivos
nos formatos PDF, EPUB e MOBI.
Baixe gratuitamente.