domingo, 8 de dezembro de 2013

O Jovem Rico

O Jovem Rico


16 E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? 17 E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. 18 Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; 19 Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. 20 Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? 21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. 22 E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. 23 Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. 24 E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. 25 Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se? 26 E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. 27 Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos? 28 E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. (Mt. 19:16-29)

O jovem rico se aproxima de Jesus e pergunta-lhe o que deve fazer para conseguir a vida eterna e Jesus respondeu: Guarda os mandamentos; ele continuou perguntando: -Quais? E Jesus disse: -Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. E o jovem continuou perguntando: -Que me falta ainda? E Jesus respondeu: -Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
Ora, Jesus disse que se ele quisesse ser perfeito desse tudo aos pobres e o seguisse; Nós sabemos que este mundo não é perfeito e nem conseguimos viver nele em perfeição, para sermos perfeitos temos que nos despojar de tudo neste mundo, ou seja: não ligarmos para mais nada do que ele possa nos oferecer desejando somente o mundo vindouro; Na verdade só alcançaremos a perfeição quando recebermos um novo corpo imortal, espiritual e incorruptível; enquanto estamos no mundo necessitamos de bens, dinheiro, estabilidade, saúde, etc. E quanto mais tivermos melhor viveremos. Não é pecado ser rico, é pecado colocar as riquezas acima de Deus. Se você tem Jesus como o Senhor da tua vida, vive dentro da Palavra, tem saúde, tem uma boa família e tem muito dinheiro, você é o homem ou mulher mais feliz do mundo.
O jovem saiu decepcionado talvez por ter perguntado demais a Jesus e não ter compreendido a sua resposta. Não tenha pressa de alcançar a perfeição, no tempo certo Jesus te levará para a Glória com ele.
Os discípulos perguntaram a Jesus o que receberiam por terem deixado tudo para segui-lo e ele disse que eles se assentariam em doze tronos para julgar as tribos de Israel.
Ora, precisamos entender que os discípulos foram escolhidos e chamados por Jesus, havia milhares de opções, mas eles foram escolhidos. Da mesma forma Jesus chama pessoas para fundarem igrejas e administrá-las, mas devemos lembrar-nos que a igreja depende de todos: Pastores, obreiros, jovens, anciãos, mulheres, cantores, crianças, porteiros, profetas, etc. Cada um deve se dedicar ao serviço que o Senhor Jesus designou.

11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, (Ef. 4:11-13)

Quanto maior for a tua missão maior será a provação; por isso não fique triste se você é apenas um dizimista da igreja sem função, pois não terá que pagar altos preços para servir a Deus; entretanto se você for chamado para a obra prepare-se para as provas que virão, mas Jesus te ajudará a passar por elas.

Deus abençoe,

R. S. Chaves



http://rschavesgospel.blogspot.com.br/p/biblias-portugues.html


Aqui no Blog você encontra Bíblias em
mais de 40 idiomas, são mais de 200
arquivos para baixar gratuitamente.
Nos formatos: EPUB - MOBI e PDF
Não é necessário se inscrever