quinta-feira, 26 de maio de 2016

O QUE FOI REVOGADO NO VELHO TESTAMENTO

O QUE FOI REVOGADO NO
VELHO TESTAMENTO
(Trecho do livro VOCÊ NÃO É EXCEÇÃO)

Leia pouco e aprenda muito

Antes da fundação de Israel havia poucos conhecedores do Senhor, muitos descendentes de Sem já haviam se desviado e abraçado os deuses dos gentios. Após a promulgação da lei por Moisés a condição para salvação era se tornar um Israelita e cumprir toda a lei. Após a crucificação de Jesus a senha para entrar no céu foi reconhecê-lo como o Messias enviado por Jeová, como o Cordeiro de Deus que substituiu todos os sacrifícios do Velho Testamento. Israel era um Estado, por isso muitas leis na Bíblia são estatais, essas leis constam na Bíblia mas não são mais válidas pois cada país tem as suas próprias leis. Foram revogadas as leis do sacerdócio, as leis sobre as proibições dos alimentos (exceto o sangue e a carne sufocada) e carnalmente as leis sociais, que hoje cabem aos países a sua legislação. (Estas leis não podem ir contra a Palavra de Deus). Entretanto toda a legislação que toca à proibição de cometer pecados está valendo. As condenações à morte do Velho Testamento foram revogadas no que toca à sua carnalidade, entretanto todo pecador está condenado à segunda morte se não aceitar Jesus como Salvador. Muitos dirão: “Eu prefiro crer de outra forma” mas Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Não há outro caminho. Todo pecado tem perdão desde que haja um sincero arrependimento. Os únicos pecados imperdoáveis são: Ofender ao Espírito Santo ou não aceitar Jesus como Salvador.
No Velho Testamento podemos dizer que havia 4 tipos de leis:
1- Leis de Deus (referente a pecados)
2- Leis de saúde (referente a proibição de comidas e cuidados com as doenças)
3- Leis estatais ou sociais
4- Leis do sacerdócio
Evidentemente a Lei de Deus está em plena validade, a lei do sacerdócio foi substituída pelas igrejas evangélicas e cada igreja tem seu próprio estatuto. As demais leis são regidas pelos Estados.
A Lei de Deus vale para todo o ser humano, não importando sua crença, etnia ou língua, a lei é igual para todos. Mesmo que o homem viva toda a sua vida fora da lei será julgado e condenado por ela, entretanto se pouco antes de sua morte aceitar a Cristo como salvador de sua alma, terá sua redenção, por isso as igrejas evangélicas enviam emissários nos hospitais, para dar a oportunidade aos moribundos de terem salvação para suas almas. Mesmo que o homem tenha vivido toda sua vida em pecado ele tem a oportunidade de ir para o céu pela misericórdia de Deus. Após a morte segue-se o juízo. (Hb 9:27) Não adianta orar mais pelos mortos.

Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição; e destas coisas fareis bem de vos guardar. Bem vos vá. (At 15:28-29)
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (Jo 14:6)
Em verdade vos digo: Todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, bem como todas as blasfêmias que proferirem; mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca mais terá perdão, mas será réu de pecado eterno. Porquanto eles diziam: Está possesso de um espírito imundo. (Mr 3:28-30)
De que adianta viver uma vida desregrada que não passa de 120 anos e depois passar a eternidade sofrendo? É muito melhor se humilhar aqui um pouco nos pés do Senhor Jesus e alcançar uma redenção com novos céus e nova terra, com imortalidade e a benção de Deus.
Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça. (2 Pe 3:13)

Deus abençoe,
R. S. Chaves