quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

PARÁBOLA DO JOIO

2 PARÁBOLA DO JOIO
(Mateus 13:24-30)

Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. Quando, porém, a erva cresceu e começou a espigar, então apareceu também o joio. Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio? Respondeu-lhes: Algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? Ele, porém, disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo. Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro.

JESUS EXPLICA A PARÁBOLA
(Mateus 13:36-43)

Então Jesus, deixando as multidões, entrou em casa. E chegaram-se a ele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. E ele, respondendo, disse: O que semeia a boa semente é o Filho do homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno; o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os ceifeiros são os anjos. Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça.

COMENTÁRIO

Jesus nos adverte claramente sobre o perigo dos falsos irmãos na igreja. O joio é uma erva daninha que pode crescer junto com o trigo, mas se crescer demais acaba prejudicando o trigo. Não cabe a nós querer eliminar o joio do trigo. Esta é uma tarefa para o Senhor da ceifa, que é o Senhor Jesus. Podemos orar e pedir a Deus para nos livrar dos filhos do maligno. Veja que ele adverte que eles servem de tropeço. São perigosos.

Deus abençoe,
R. S. Chaves