quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

MOTIVOS DA VINDA DE JESUS

MOTIVOS DA VINDA DE JESUS

1 – CUMPRIR A VONTADE DO PAI.
2 – TRAZER SALVAÇÃO A TODOS SEM DISTINÇÃO.
3 – ACABAR COM OS SACRIFÍCIOS.
4 – ENSINAR A VERDADE SOBRE DEUS.
5 – ENSINAR A FAZER A VONTADE DE DEUS.
6 – PROMESSA DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO.

1– CUMPRIR A VONTADE DO PAI.

Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. (Mt. 26:42)
Jesus cumpriu a sua missão exatamente como Deus queria que ele fizesse.

2 – TRAZER SALVAÇÃO A TODOS SEM DISTINÇÃO.

Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um pacto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências prometidas a Davi. Eis que eu o dei como testemunha aos povos, como príncipe e governador dos povos. Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu a ti correrá, por amor do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou. Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar. (Is. 55:3-7)
No velho testamento havia proibição e normas para que o gentio se tornasse um judeu:
Aquele a quem forem trilhados os testículos, ou for cortado o membro viril, não entrará na assembleia do Senhor. Nenhum bastardo entrará na assembleia do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na assembleia do Senhor. Nenhum amonita nem moabita entrará na assembleia do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará jamais na assembleia do Senhor; porquanto não saíram com pão e água a receber-vos no caminho, quando saíeis do Egito; e, porquanto alugaram contra ti a Balaão, filho de Beor, de Petor, da Mesopotâmia, para te amaldiçoar. Não abominarás o edomeu, pois é teu irmão; nem abominarás o egípcio, pois peregrino foste na sua terra. Os filhos que lhes nascerem na terceira geração entrarão na assembleia do Senhor. (Dt. 23:1-4, 7-8)
Veja que absurdo, somente os netos do prosélito poderiam se congregar com eles. Os moabitas e amonitas não teriam nenhuma oportunidade de alcançar a salvação.

3 – ACABAR COM OS SACRIFÍCIOS.

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca. (Is.53:5, 7)
Em vez de arrependimento os judeus pareciam comemorar os seus pecados:
Mas nesses sacrifícios cada ano se faz recordação dos pecados, porque é impossível que o sangue de touros e de bodes tire pecados. (Hb. 10:3-4)
Houve uma reunião da cúpula da igreja onde foi decidido que os gentios que se convertessem não deveriam comer sangue nem carne sufocada, fugir da idolatria e da prostituição:
Por isso, julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. (At. 15:19-20)

4 – ENSINAR A VERDADE SOBRE DEUS.

Ao concluir Jesus este discurso, as multidões se maravilhavam da sua doutrina; porque as ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas. E, chegando à sua terra, ensinava o povo na sinagoga, de modo que este se maravilhava e dizia: Donde lhe vem esta sabedoria, e estes poderes milagrosos? (Mt. 7:28-29, 54)
Os rabinos estavam ensinando muita coisa errada aos judeus. Eles acrescentaram muitas proibições que não estavam nas escrituras, tornando assim muito mais difícil a caminhada. (Mt. 23:13-38)

5 – ENSINAR A FAZER A VONTADE DE DEUS.

Outra vez saiu Jesus para a beira do mar; e toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava. (Mc. 2:13)
Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; (Mt. 6:9-10)
Jesus nos ensinou a fazer a vontade do Pai.

6 – PROMESSA DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO.

Judá é um leãozinho. Subiste da presa, meu filho. Ele se encurva e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará? O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de autoridade dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertence; e a ele obedecerão os povos. Atando ele o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à videira seleta, lava as suas roupas em vinho e a sua vestidura em sangue de uvas. Os olhos serão escurecidos pelo vinho, e os dentes brancos de leite. (Gn. 49:9-12)
Esta profecia foi entregue por Jacó aos seus filhos. Houve muitas profecias acerca da vinda do Messias no velho testamento; tanto no livro dos salmos como nos livros dos profetas e no pentateuco.

Vocabulário:
Prosélito – Aquele que se converteu ao judaísmo.
Gentio – Qualquer um que não fosse judeu.
Rabino – Mestre da lei que ensinava as escrituras ao povo na sinagoga.
Messias – O redentor esperado pelo povo de Israel.
Pentateuco – Os cinco primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Bastardo – Filho fora do casamento.

Deus abençoe,

R. S. Chaves