terça-feira, 1 de março de 2016

ACERCA DO ENSINO

ACERCA DO ENSINO

Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo. (Tg. 3:1)

E rejeita as questões tolas e desassisadas, sabendo que geram contendas; e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente; corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, e que se desprendam dos laços do Diabo (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus. (2 Tm.2:23-26)

Há cerca de 20 anos aceitei Jesus. Mesmo antes de ser batizado nas águas ele me pediu para ser dizimista. Há cerca de um mês atrás publiquei um ensino acerca do dízimo. Sei que é um assunto polêmico e há muita gente contra, mas é incontestável que é bíblico. Sou dizimista da Assembleia de Deus. Existem pessoas que vêm com dezenas de argumentos contra o dízimo, mas Deus falou comigo claramente através do seu Espírito Santo. Nós que somos pentecostais conversamos com Deus e temos resposta dele, através dos seus profetas e profetisas. A Palavra de Deus é para ser ensinada por quem sabe e aprendida por quem não sabe. Não estou ganhando nada com as minhas publicações atualmente (monetariamente falando). Quando fiquei algum tempo sem publicar nada o Espírito Santo me cobrou, dizendo que havia muita gente orando e pedindo para que eu voltasse a fazê-lo. Um professor sabe que o pior aluno é aquele que não quer aprender. Aquele que acha que já sabe tudo é como um copo cheio, não dá para colocar mais nada dentro. Paulo diz:

Se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber. 3 Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele. (1 Co. 8:2-3)

Jesus alertou:
Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. (Mt. 5:17-20)

Se eu vier a ensinar alguma coisa contra a vontade de Deus, ele por certo chamará a minha atenção. Quem pensa diferente disso é carnal e não tem conhecimento do Espírito Santo de Deus. Somente nós os pentecostais temos maior intimidade com Deus, pois conversamos com ele e temos resposta.

Ora, ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos. Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come só legumes. 3 Quem come não despreze a quem não come; e quem não come não julgue a quem come; pois Deus o acolheu. 4 Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para o firmar. 5 Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente. 6 Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. 7 Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. 8 Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor. 9 Porque foi para isto mesmo que Cristo morreu e tornou a viver, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos. 10 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus. 11 Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua louvará a Deus. 12 Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. 13 Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão. (Rm.14:1-13)

Logo que aceitei Jesus, o Espírito Santo me mandou ler a Bíblia, eu perguntei: Quais livros? Ele me respondeu: De Gênesis a Apocalipse. Então li toda a Bíblia e não entendi quase nada, achava um absurdo Deus mandar matar todos aqueles povos, incluindo mulheres e crianças. Então ele me mandou lê-la novamente, pois me daria sabedoria para compreendê-la, e assim foi.
Nos tempos de Paulo para ter as escrituras completas talvez precisasse de uma carroça para carrega-las. Atualmente podemos andar com o Velho e o Novo testamento debaixo do nosso braço e se tivermos um tablet ou notebook, podemos transportar milhares de livros. De forma que, atualmente temos muito mais acesso a informação do que qualquer um dos apóstolos no passado.
Não roube a fé do teu irmão. Quando você tenta convencer um irmão que sabe muito tentando envergonhá-lo, está provocando contendas e enfraquecendo a fé dos irmãos que estão presenciando a conversa. A maior autoridade da igreja é invisível mas real. Deus deu autoridade para a igreja:

Em verdade vos digo: Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu. (Mt. 18:18)

Isto significa que tudo o que for decidido pela cúpula da igreja será aprovado pelo Altíssimo, desde que não vá contra a Palavra de Deus, naturalmente. Se a igreja pede dízimo aos seus membros, Deus assina em baixo. Se a igreja proíbe aos seus membros de assistirem TV, Deus assina em baixo. Se a igreja proíbe aos seus membros de beberem bebida alcoólica, Deus assina em baixo. O que for ligado na terra será ligado no céu. E quem é membro daquela igreja tem que obedecer. Contra fatos não há argumento.

Deus abençoe,
R. S. Chaves


Vocabulário:
Desassisadas: Desatinadas, tolas.
A lei: O pentateuco; Os cinco primeiros livros da Bíblia.

Os profetas: Os livros do Velho Testamento, escritos pelos profetas.