sexta-feira, 4 de março de 2016

ACERCA DA TOLERÂNCIA

ACERCA DA TOLERÂNCIA

Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz. (Ef. 4:1-3)

Exortamo-vos também, irmãos, a que admoesteis os insubordinados, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. (1 Ts. 5:14)

Ora, ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos. Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come só legumes. Quem come não despreze a quem não come; e quem não come não julgue a quem come; pois Deus o acolheu. Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para o firmar.
(Rm. 14:1-4)

Ora nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo, visando o que é bom para edificação. Porque também Cristo não se agradou a si mesmo, mas como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam. (Rm. 15:1-3)

Nós costumamos nos irritar quando nos fazem perguntas tolas. Muitas vezes damos respostas desagradáveis. É aí que devemos mostrar tolerância. Devemos frear nossos ímpetos e sermos longânimos e agradáveis para com todos. Há pessoas que dizem: “Eu sou assim mesmo, digo o que penso.” Mas a bíblia diz: Transformai-vos.

E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:2)

Deus nos chama do jeito que estivermos, mas requer a nossa transformação. Há gente que diz que pau que nasce torto até a cinza é torta. É falso. Um bom marceneiro desentorta qualquer peça de madeira. Lembre-se: Jesus foi marceneiro. Deus diz que nós somos o barro e ele é o oleiro. Ele quer nos moldar da melhor forma possível, para que sejamos exemplo para o mundo de como o servo de Deus deve proceder. Se você costuma ser agressivo com as pessoas, procure mudar o teu proceder. Seja gentil. Gentileza gera gentileza.

Deus abençoe,
R. S. Chaves


Vocabulário:

Longânimo: Que tem grandeza de ânimo, benigno, complacente, indulgente, paciente, resignado.