quinta-feira, 10 de março de 2016

ACERCA DA HUMILDADE

ACERCA DA HUMILDADE


Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram, a ele e também aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. Então um dos malfeitores que estavam pendurados, blasfemava dele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça; porque recebemos o que os nossos feitos merecem; mas este nenhum mal fez. 42 Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. 43 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. (Lc. 23:33, 39-42)

Os dois condenados estavam na mesma situação, mas um deles foi arrogante e escarneceu de Jesus; o outro foi humilde e reconheceu que Jesus era o Messias. O humilde foi o primeiro a entrar no paraíso tendo Jesus como passaporte. Mas o maior exemplo de humildade descrita na bíblia é descrita neste trecho:

Ora, partindo Jesus dali, retirou-se para as regiões de Tiro e Sidom. E eis que uma mulher cananeia, provinda daquelas cercania, clamava, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim, que minha filha está horrivelmente endemoninhada. Contudo ele não lhe respondeu palavra. Chegando-se, pois, a ele os seus discípulos, rogavam-lhe, dizendo: Despede-a, porque vem clamando atrás de nós. Respondeu-lhes ele: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então veio ela e, adorando-o, disse: Senhor, socorre-me. Ele, porém, respondeu: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ao que ela disse: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã. (Mt. 15:21-28)

Jesus fez um teste com ela. Primeiro fez que não estava ouvindo, e depois quando ela insistiu ele disse que era enviado apenas para as ovelhas de Israel, logo, sendo ela cananeia não teria direito a benção. Ela continuou insistindo e pediu-lhe socorro. Jesus disse-lhe que não era bom tomar o pão dos filhos para dá-los aos cães. Ela queria a sua benção de qualquer maneira. Jesus ficou admirado da fé daquela mulher, foi tão grande que aceitou toda a humilhação para receber a sua benção. Jesus ensina:

Ao notar como os convidados escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes esta parábola: Quando por alguém fores convidado às bodas, não te reclines no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu; e vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o último lugar. Mas, quando fores convidado, vai e reclina-te no último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante de todos os que estiverem contigo à mesa. Porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.
(Lc. 14:7-11)

Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo; assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. (Mt. 20:26-28)

Paulo adverte:

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros. Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. (Fl. 2:3-8)

No reino de Deus é assim: os pequenos são os grandes. Deus abomina a soberba.

O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio. (Pv. 8;13)
Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria. (Pv. 11:2)
Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria. (Pv. 13:10)
A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. (Pv. 16:18)

Se você não consegue imaginar o teu próximo superior a ti, pelo menos não o considere inferior, pois ninguém é melhor do que ninguém.

Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens. Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. Nem muitos os nobres que são chamados. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus. Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. (1 Co. 1:25-31)

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
(Mt. 5:3)

Trate a todos com respeito e gentileza. Não menospreze qualquer que seja. Deus prova os corações.

Deus abençoe,
R. S. Chaves


Humildade: Virtude com que manifestamos o sentimento de nossa fraqueza. Modéstia. Demonstração de respeito, de submissão; O antônimo de humildade é soberba.
Soberba: Manifestação de orgulho; altivez; arrogância, orgulho, presunção.
Ignóbil: Baixo, vil, desprezível; Que não tem honra; vergonhoso, torpe; Que possui pouco ou nenhum valor.