quarta-feira, 2 de março de 2016

ACERCA DO PERDÃO

ACERCA DO PERDÃO

Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete. Por isso o reino dos céus é comparado a um rei que quis tomar contas a seus servos; e, tendo começado a tomá-las, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; mas não tendo ele com que pagar, ordenou seu senhor que fossem vendidos, ele, sua mulher, seus filhos, e tudo o que tinha, e que se pagasse a dívida. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, tem paciência comigo, que tudo te pagarei. O senhor daquele servo, pois, movido de compaixão, soltou-o, e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem denários; e, segurando-o, o sufocava, dizendo: Paga o que me deves. Então o seu companheiro, caindo-lhe aos pés, rogava-lhe, dizendo: Tem paciência comigo, que te pagarei. Ele, porém, não quis; antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Vendo, pois, os seus conservos o que acontecera, contristaram-se grandemente, e foram revelar tudo isso ao seu senhor. Então o seu senhor, chamando-o a sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste; não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, assim como eu tive compaixão de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse tudo o que lhe devia. Assim vos fará meu Pai celestial, se de coração não perdoardes, cada um a seu irmão. (Mt. 18:21-35)

Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; 15 se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas. (Mt. 6:9-15)

O perdão não é uma opção. É uma exigência de Deus. Se você não consegue perdoar alguém por ter te magoado muito, peça a Deus para abrir o teu coração e colocar perdão. Jesus está dizendo que se você não perdoar não será perdoado.
Se você magoou alguém também tem que pedir perdão. Mesmo que a pessoa não queira te perdoar, você deve pedir perdão.
Há casos também em que o Espírito Santo nos pede para pedirmos perdão sem mesmo termos feito alguma coisa, sem motivos. É um meio de fazer aquela pessoa refletir acerca do motivo de estar nos perseguindo (Porque é o diabo que a incita contra nós).
O princípio do evangelho é este: arrependimento e perdão. Jesus também diz que devemos amar até mesmo aos nossos inimigos. Devemos orar por nossos perseguidores, não desejando o mal deles, apenas que Deus nos livre do mal. Em nossos corações devemos desejar que eles se convertam, embora nem todos sejam de salvação. Há também alguns que só aceitam Jesus na hora da morte. Por isso devemos entregar todos na mão do Senhor, em oração, pedindo a Deus que faça a sua vontade (de Deus). A vontade de Deus é sábia.

Deus abençoe,

R. S. Chaves