terça-feira, 14 de junho de 2016

ACERCA DA MENTIRA

ACERCA DA MENTIRA
Leia pouco e aprenda muito

Quando você descobre que alguém está mentindo, perde totalmente a confiança nessa pessoa. O relacionamento praticamente se acaba. Jamais será o mesmo. Imagine uma pessoa mentir para Deus. Ele conhece o nosso âmago. Ele nos conhece melhor do que nós mesmos. Afinal ele nos criou.
“Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? E vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto. Levantando-se os moços, cobriram-no e, transportando-o para fora, o sepultaram. Depois de um intervalo de cerca de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. E perguntou-lhe Pedro: Dize-me: Vendestes por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim, por tanto. Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti. Imediatamente ela caiu aos pés dele e expirou. E entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a para fora, sepultaram-na ao lado do marido. Sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos os que ouviram estas coisas. E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos.” (Atos 5:1-12)
No tempo da igreja primitiva, os novos convertidos costumavam vender tudo o que tinham, doavam tudo para a igreja e iam viver em comunidade com os outros membros. Este ingênuo casal não tinha necessidade alguma para mentir. A propriedade era deles. Eles poderiam muito bem declarar que ficaram com parte do dinheiro da venda para seu uso, mas, talvez por questão de aparência, resolveram mentir para os apóstolos ocultando parte do dinheiro da venda. Deus não se agradou da sua mentira e os puniu exemplarmente, ceifando as suas vidas.
“Mas vós não aprendestes assim a Cristo. Se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus, a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; a vos renovar no espírito da vossa mente; e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade. Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.”
(Efésios 4:20-25)
Paulo exorta para que deixemos a mentira. A verdade deve estar sempre conosco. Mentira é coisa do velho homem.
“Por que não compreendeis a minha linguagem? É porque não podeis ouvir a minha palavra. Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.” (João 8:43-44)
Jesus diz que o diabo é mentiroso e pai da mentira. Quem ama a mentira é servo dele.
“Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.” (Apocalipse 21:8)
“Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.” (Apocalipse 22:15)
A Bíblia condena veementemente a mentira. Fique com Jesus. Jesus é a verdade e a vida. Se alguém que você ama tem mentido para você, busque ao Senhor Jesus e peça libertação e transformação para ele. Faça campanha na igreja com jejum e oração, e certamente o Senhor te dará vitória.

Deus abençoe,
R. S. Chaves





Aqui você encontra bíblias
em mais de 40 idiomas.
São mais de 250 arquivos
nos formatos PDF E EPUB
Baixe gratuitamente.