quarta-feira, 8 de junho de 2016

ACERCA DOS TROPEÇOS

ACERCA DOS TROPEÇOS
Leia pouco e aprenda muito

Temos que ter muito cuidado, uma palavra empregada na hora errada pode se tornar um tropeço na vida de um irmão. Também devemos ter cuidado para que nenhum tropeço venha a atrapalhar nossa vida espiritual. Quando estivermos buscando uma benção do Senhor, não devemos dar ouvidos a palavras negativas em hipótese alguma.
Ora, quando ele ia chegando a Jericó, estava um cego sentado junto do caminho, mendigando. Este, pois, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo. Disseram-lhe que Jesus, o nazareno, ia passando. Então ele se pôs a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! E os que iam à frente repreendiam-no, para que se calasse; ele, porém, clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim! Parou, pois, Jesus, e mandou que lho trouxessem. Tendo ele chegado, perguntou-lhe: Que queres que te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu veja. Disse-lhe Jesus: Vê; a tua fé te salvou. (Lucas 18:35-42)
Quando os que iam à frente repreenderam o cego mandando que se calasse, estavam naquele momento servindo de tropeço a ele.
Havendo atravessado a ilha toda até Pafos, acharam um certo mago, falso profeta, judeu, chamado Bar Jesus, que estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem sensato. Este chamou a Barnabé e Saulo e mostrou desejo de ouvir a palavra de Deus. Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando desviar a fé do procônsul. Todavia Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos nele, disse: ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os caminhos retos do Senhor? Agora eis a mão do Senhor sobre ti, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. Imediatamente caiu sobre ele uma névoa e trevas e, andando à roda, procurava quem o guiasse pela mão. Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhando-se da doutrina do Senhor. (Atos 13:6-12)
Este Elimas estava sendo um tropeço na vida do procônsul Sérgio Paulo, felizmente quem estava pregando para ele era Paulo de Tarso, e assim ele foi liberto com o sobrenatural de Deus. Mas nem todos tem essa felicidade de ter um grande servo de Deus para o livrar na hora da necessidade.
Naquela hora chegaram-se a Jesus os discípulos e perguntaram: Quem é o maior no reino dos céus? Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. E qualquer que receber em meu nome uma criança tal como esta, a mim me recebe. Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar. Ai do mundo, por causa dos tropeços! Pois é inevitável que venham; mas ai do homem por quem o tropeço vier! Se, pois, a tua mão ou o teu pé te fizer tropeçar, corta-o, lança-o de ti; melhor te é entrar na vida aleijado, ou coxo, do que, tendo duas mãos ou dois pés, ser lançado no fogo eterno. E, se teu olho te fizer tropeçar, arranca-o, e lança-o de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que tendo dois olhos, ser lançado no inferno de fogo. Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos; pois eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre veem a face de meu Pai, que está nos céus. (Mateus 18:1-10)
Jesus quer dizer que não devemos ser tropeço para ninguém e também não devemos deixar nos influenciar por quem quer que seja. O nosso “olho” pode ser um filho, uma filha, um grande amigo ou até mesmo a nossa própria mãe. Nada nem ninguém pode nos separar do amor de Deus. É claro que devemos amar a todos, inclusive aos nossos inimigos, mas não podemos perder a nossa salvação por causa disso.
Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. (Mateus 10:37)
Lembre-se: Deus em primeiro lugar, em segundo a família. Jesus ainda alerta sobre o tropeço:
Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. (Mateus 13:40-42)
Os apóstolos também nos alertam sobre o tropeço:
Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão. (Romanos 14:12-13)
Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus. Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem à igreja de Deus; assim como também eu em tudo procuro agradar a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que sejam salvos. (1 Coríntios 10:31-33)
Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas. Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço. 11 Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os olhos. (1 João 2:9-11)
Não deixe que ninguém atrapalhe a tua vida espiritual e também não atrapalhe a vida de ninguém. Quando alguém fala mal de um pastor ou de uma igreja, está roubando a fé de quem está ouvindo. Está servindo de tropeço. Cuidado, não fale mal dos profetas do Senhor. Não faça tropeçar os pequeninos. Cada um de nós dará contas a Deus de todas as obras.

Deus abençoe,
R. S. Chaves


Tropeço: Coisa em que se tropeça; Estorvo; obstáculo; dificuldade; embaraço.



Aqui você encontra bíblias
em mais de 40 idiomas.
São mais de 250 arquivos
nos formatos PDF E EPUB
Baixe gratuitamente.