domingo, 1 de janeiro de 2012

Como orar

Como orar

9 Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; (Mt 6:9-10)

42 Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. (Mt 26:42)

As orações devem ser de acordo com a vontade de Deus. Deus sabe o que é melhor para nós. Nunca ore pedindo o mal para qualquer que seja, mesmo que seja um inimigo perseguidor.

44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. 46 Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo? ( Mt 5:44-46)

Você tem que desejar o bem para o teu inimigo, não o mal. Ore por ele e não contra ele! O máximo que você pode fazer é entregá-lo nas mãos de Deus e pedir providências sobre a sua perseguição. Deus fará a sua vontade (de Deus); Ele pode convertê-lo, desviá-lo do teu caminho ou o que for de sua vontade. Não guarde mágoas no teu coração. O teu verdadeiro inimigo é o diabo, que usa as pessoas contra ti.

25 Agora, pois, ó Senhor, Deus de Israel, faz a teu servo Davi, meu pai, o que lhe prometeste ao dizeres: Não te faltará diante de mim sucessor, que se assente no trono de Israel; contanto que teus filhos guardem o seu caminho, para andarem diante e mim como tu andaste. 26 Agora também, ó Deus de Israel, cumpra-se a tua palavra, que disseste a teu servo Davi, meu pai. (1 Rs 8:25-26)

Na oração deve-se citar alguma palavra da Bíblia que se correlacione com o desejo do teu coração. Exemplo: Você quer proteção para o teu lar, pode citar o Salmo 91:
Senhor está escrito: Nenhum mal chegará à tua tenda, por isso Não deixe que mal algum entre no meu lar.”

1 Oração do profeta Habacuque, à moda de Sigionote. 2 Eu ouvi, Senhor, a tua fama, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos; faze que ela seja conhecida no meio dos anos; na ira lembra-te da misericórdia. 3 Deus veio de Temã, e do monte Parã o Santo. [Selá]. A sua glória cobriu os céus, e a terra encheu-se do seu louvor. 4 E o seu resplendor é como a luz, da sua mão saem raios brilhantes, e ali está o esconderijo da sua força. 5 Adiante dele vai a peste, e por detrás a praga ardente. 6 Pára, e mede a terra; olha, e sacode as nações; e os montes perpétuos se espalham, os outeiros eternos se abatem; assim é o seu andar desde a eternidade. 7 Vejo as tendas de Cusã em aflição; tremem as cortinas da terra de Midiã. 8 Acaso é contra os rios que o Senhor está irado? E contra os ribeiros a tua ira, ou contra o mar o teu furor, visto que andas montado nos teus cavalos, nos teus carros de vitória? 9 Descoberto de todo está o teu arco; a tua aljava está cheia de flechas. (Selá) Tu fendes a terra com rios. 10 Os montes te veem, e se contorcem; inundação das águas passa; o abismo faz ouvir a sua voz, e levanta bem alto as suas mãos. 11 O sol e a lua param nas suas moradas, ante o lampejo das tuas flechas volantes, e ao brilho intenso da tua lança fulgurante. 12 com indignação marchas pela terra, com ira trilhas as nações. 13 Tu sais para o socorro do teu povo, para salvamento dos teus ungidos. Tu despedaças a cabeça da casa do ímpio, descobrindo-lhe de todo os fundamentos. (selá) (Hc 3:1-13)

Seja sincero nas tuas orações; não seja grosseiro. Dirija-se a ele com carinho e respeito como se dirigiria a um magistrado. Ele é a autoridade suprema, muito acima de qualquer magistrado. Tenha respeito.

3 Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. (Tg 4:3)

Tenha sabedoria na oração, que as tuas petições sejam de acordo com a palavra de Deus, sempre desejando o bem ao próximo.

17 Orai sem cessar. (1 Ts 5:17)
7 Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. 9 Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? 10 Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente? 11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem? (Mt 7:7-11)

Não desanime, seja persistente na oração.

Provérbio do Dia

33 Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará tranquilo, sem receio do mal. ( Pv 1:33)