sábado, 28 de janeiro de 2012

A Maldição de Canaã


A Maldição de Canaã

Gênesis 9:19-29

19 Estes três foram os filhos de Noé; e destes foi povoada toda a terra. 20 E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha. 21 Bebeu do vinho, e embriagou-se; e achava-se nu dentro da sua tenda. 22 E Cão, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, e o contou a seus dois irmãos que estavam fora. 23 Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre os seus ombros, e andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai, tendo os rostos virados, de maneira que não viram a nudez de seu pai. 24 Despertado que foi Noé do seu vinho, soube o que seu filho mais moço lhe fizera; 25 e disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos será de seus irmãos. 26 Disse mais: Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. 27 Alargue Deus a Jafé, e habite Jafé nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. 28 Viveu Noé, depois do dilúvio, trezentos e cinquenta anos. 29 E foram todos os dias de Noé novecentos e cinquenta anos; e morreu.

Noé foi um grande homem de Deus mas cometeu um erro muito grande: amaldiçoou seu neto e seus descendentes. Da mesma forma muitas pessoas cometem este erro, proferindo maldições para seus filhos e descendentes, quando você diz para seu filho que ele não vai ser nada na vida está amalçoando-o. Tome cuidado com o que a tua boca profere, a nossa palavra tem poder de abençoar e de amaldiçoar. A Bíblia diz: Irai-vos mas não pequeis. Vigie-se quando estiver irado. Abençoe teu filho. Abençoe tua família.


Provérbio do Dia

13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. (Pv. 28:13)